A cidade de Maputo acolhe nos próximas dias 9 á 14 de Maio a 1º série da Temporada de Música clássica de Maputo que marca o início de um grande encontro Musical entre diversos artistas de calibre internacional que vem aos palcos de Maputo através do Xiquitsi para partilhar o seu talento no panorama da Música clássica.

A semelhança dos outros anos, neste ano a Temporada de Música Clássica de Maputo, terá lugar nos meses de Maio, Agosto e Outubro, sendo esta série (de 9 á 14 de Maio) a primeira que marca o início desta grande festa.

A associação para Desenvolvimento Cultural – Kulungwana em parceira com o Conselho Municipal de Maputo, dedica esta 1º série de concertos aos moradores da cidade das acácias. Uma homenagem inserida no âmbito das celebrações dos 130 anos da Cidade de Maputo.

Em virtude desta homenagem e para além dos Músicos convidados e da Orquestra Xiquitsi, teremos nesta série, a honra de poder contar com a presença em palco de mais de 130 Músicos vindos de grupos e instituições que se inserem em muitas das comunidades de Maputo colaborando com o coro Xiquitsi. Uma dinâmica que segundo Kika Materula “consiste em descentralizar a música para as diferentes comunidades, garantindo- à o acesso à cultura como a expressão daquilo que somos como Moçambicanos” .