Mikkel-Thea-xiquitsi-01Mikkel Skorpen é um tenor lírico e professor de Timani oriundo da Noruega.
Começou por cantar música clássica na Noruega quando tinha 18 anos e estudou na ArtEZ Hogeschool voor de kunsten em Zwolle, Holanda.
Durante os seus estudos actuou diversas vezes como solista em Oratórios de compositores como Mozart, Franck, Puccini, Stainer e Bach.
Após quatro anos na Holanda estudou durante dois anos na Opera Academy em Oslo, Noruega, onde cantou os papéis de Fenton em “Die Lustigen Weiber von Windsor” de Nicolai, Edwin em “Die Csardasfürstin” de Kalman e o papel principal de “Nerone” em “L’Incoronazione di Poppea” de Monteverdi, o seu último desempenho na academia em Abril de 2015.
Na temporada 2015/16 Mikkel fez parte do Opera Studio da Ópera Nacional de Lyon, onde cantou o papel de Dr. S em “The Man Who Mistook His Wife For A Hat” de Michael Nymans e dois papéis, Harlequim e Um Soldado, em “Der Kaiser von Atlantis” de Viktor Ullmanns.
Após uma interrupção dos seus estudos em Oslo, para trabalhar profissionalmente e estudar Timani (terminou o 1º de 3 níveis), Mikkel regressa em Agosto deste ano à Opera School de Oslo para finalizar o último ano do mestrado em Ópera.
Mikkel cantou também papéis como Tamino em “Die Zauberflöte” de Mozart (na academia de verão da International Belcanto Academy de 2012, com piano), Tito em “La Clemenza di Tito” de Mozart (no curso de verão do COSI-Centre for Opera Studies in Italy, em 2013, totalmente encenado com pequena orquestra) e cantou o papel de Froh em “Das Rheingold” de Wagner e Le Doyen de la Faculté em ”Cendrillon” de Massenet (no curso de verão Lidal North na Ópera Norueguesa, com piano).
Mikkel encenou também uma versão curta de “L’Amico Fritz” de Mascagni, desempenhando o papel de Fritz Kobus e com a soprano Ivi Karnezi como Suzel e a pianista Dorina Komani, chamada “Scenes for Fritz and Suzel” e apresentada diversas vezes na Noruega em 2015.
Mikkel recebeu várias bolsas e foi o vencedor da “MUSICO liedcompetition” em 2012, tendo recebido em Dezembro de 2015 a ”Erling Krogh Sangerlegat” (Bolsa para Cantores) no Norwegian Opera and Ballet. Tenor