xiquitsi_minette
Minette começou as lições de canto em 1993 sob a tutela de Magdalena Oosthuizen. Recebeu os graus de BMus, Bmus (Hons) e MMus (Cum Laude) especializando-se em canto. Completou as Licenciaturas de Ensino e Performance (ambas Cum Laude) da UNISA e recebeu a bolsa DJ Roode Overseas Scholarship, a Gertrude Buchanan e o prémio Samro durante os concursos da UNISA para bolsas de estudo. Foi a vencedora absoluta do concurso TKV Musiq, bem como a vencedora da categoria de canto e do prémio Mozart. Foi a segunda classificada no concurso da SAMRO International Scholarship e ganhou também o prémio para a melhor execução de uma obra indicada.
Em 2009 foi finalista da International Song Competition do Kohn Foundation Wigmore Hall em Londres. Frequentou vários cursos de verão como o Ticino Musica em Lugano e o AIMS em Graz, recebendo lições de Barbara Bonney, Michelle Crider e Michelle Breedt.
Actua regularmente como solista de Oratório e é uma talentosa cantora de lieder, tanto localmente como no estrangeiro.
Minette actuou em vários National Arts Festivals na África do Sul, incluindo o KKNK, Klein Karoo Klassique, AARDKLOP, Woordfees, Cultivaria, Suidooster Fees e Greyton Classics for All Festival, e foi nomeada para três prémios Kyknet Fiësta pela sua contribuição para a música clássica num festival de arte. Regressou recentemente de França, onde cantou em vários concertos com a pianista sul-africana Ilse Schumann, residente em Viena.
Minette participa habitualmente no júri em Eisteddfods e viaja com regularidade para a Namíbia e Zimbabwe para dar master classes e actuar. É professora assistente de Canto e chefe da Divisão de Canto da Universidade de Stellenbosch.