xiquitsi-paula-rio-contrabaixo
Iniciou os seus estudos musicais com sua mãe, professora de piano. Aos 9 anos de idade, começa no baixo no Conservatório Jesus Guridi de Vitoria-Gasteiz com o Professor Alecksander Mikolajczyk . De 2006 a 2008 participa de seminários de Jazz da Juilliard School de Nova York
Que tiveram lugar no Conservatório Jesus Guridi de Vitoria-Gasteiz. Durante estes anos e até 2009 fez parte da Orquestra de Estudantes do jardim de inverno. Paula atuou também por três anos com o Euskadiko Orkestra Ikasleen (E.I.O) dirigido por Iker Sánchez. Com esta orquestra em 2010, viajou para a Venezuela para participar de um projeto conjunto com a orquestra Francisco de Miranda, pertencente ao Sistema de Orquestra da Venezuela criado por José Antonio Abreu.
Abreu.
Paula tem colaborado com as mais variadas Orquestras Espanholas, como: Orq. Sinfónica Euskadi, Orq. Jovem de Miranda “Gregorio Salabarrieta”, Orq. Jesus Guridi de Victoria, Orquestra da Cidade de Palencia, entre muitas outras.
Actualmente realiza o último ano dos estudos superiores de música, na especialidade de contrabaixo no Conservatorio Superior de Castilla y León como aluna de Luis A. da Fonseca.
Paula Cecilia Escudero del Río colabora com o projecto Xiquitsi no ámbito da 3ª Série de Concertos, 2016.