silvia-cancelaLicenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa prosseguiu os seus estudos em flauta e piccolo no Conservatório Nadia et Lili Boulanger em Paris.
Durante a sua formação participou em diversas master-classes orientadas por: Vinçens Prats, Vincent Lucas, Patrick Galois, Emmanuel Pahud, Avril Williams, Benoit Fromanger, Carol Wincec, Peter Lukas Graf, entre outros.
Foi laureada nos concursos: Prémio Jovens Músicos, Portugal (1997 e 1999), 8ème Concours National du Flûtiste, França (2004), Concours UFAM e 21° Concurso Europeu de Música de Câmara “FNAPEC” em Paris (2007).
De 2001 a 2010 trabalhou com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na qualidade de primeira flauta e solista, e de 2003 a 2008 foi titular da Orchestre de Flûte Français de Pierre-Yves Artaud (Paris) participando nos festivais “Biennal de Zagreb” (Croácia) e “Cap à l’Est” (Eslováquia).
Interpretou, em Portugal, com o compositor e pianista francês Claude Bolling, a sua Suite pour flûte et piano Jazz Trio.
Vem colaborando com o Ensemble Philarmonique de Paris, o Remix Ensemble, a Orquestra Gulbenkian e o Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Atualmente é professora de flauta e música de câmara na Academia e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças/Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto.