Tiago Matos-01Durante a temporada 2017/18 Tiago Matos, barítono, integrará novamente duas produções na Opéra national de Paris (OnP), sendo Un Députée Flamand em Don Carlos (Verdi) e também Il Marchese d’Obigny em La Traviata (Verdi). Segue-se um recital integrado no serviço educativo da OnP, no Studio Bastille. Tiago regressará ao Teatro Nacional de São Carlos para uma produção de L’Enfant et les Sortilèges (Ravel) interpretando os papéis de L’Horloge Comtoise e Le Chat.
Entre 2012 e 2014 Tiago foi membro do Atelier Lyrique da OnP, interpretando o papel principal em Don Giovanni (Mozart); Junius, em The Rape of Lucretia (Britten); Bonafede em Il Mondo della Luna (Haydn) e Enrico na ópera Isola Disabitata (Haydn). Desde 2014, Tiago integrou três produções da temporada principal da OnP, sendo Il Conte di Ceprano em Rigoletto (Verdi), Fiorello em Il Barbiere di Sivigla (Rossini) e Un Chevalier em Le Roi Arthus (Chausson).
Interpretou ainda Mercutio em Roméo et Juliette (Gounod) no Savannah Voice Festival; Il Conte Almaviva em Le Nozze di Fígaro (Mozart) e mais recentemente Dancaire em Carmen (Bizet) no Teatro Nacional de São Carlos e ainda no The Grange Festival, em Inglaterra. Participou também na digressão francesa de Les Caprices de Marianne (Sauget) onde foi Le Chanteur de Sérénade e interpretou o papel principal em Don Giovanni (Mozart) no Estates Theatre, em Praga, onde a ópera foi estreada, com o festival Prague Summer Nights.
Tiago Matos é licenciado em Canto pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de Isabel Alcobia e frequenta regularmente os programas da VOICExperience Foundation nos Estados Unidos, bem como outros programas de aperfeiçoamento como a Résidence Mozart du Festival d’Aix-en-Provance, a Académie Internationale Michel Plasson e as masterclasses ENOA. Actualmente estuda com Michelle Wegwart.